JORGE CASTILHO
Associação Portuguesa de Imprensa

NOTA CURRICULAR

 Jorge Manuel de Abreu Castilho nasceu em Coimbra a 17 de Julho de 1949. Leva já meio século de actividade profissional como jornalista (é um dos mais antigos jornalistas portugueses em actividade, com a Carteira Profissional n.º 32 A, emitida em 1 de Março de 1969).

Contactos: tlm – 917 554 577 e-mail – jorgecastilho@gmail.com

 

ACTIVIDADE DOCENTE

— Durante mais de uma década leccionou a disciplina de Iniciação ao Jornalismo na Escola Secundária de José Falcão, em Coimbra.

— Durante alguns anos ministrou aulas de Técnicas de Comunicação na Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto, em Coimbra.

— Tem ministrado aulas e proferido palestras em diversas Escolas de vários pontos do País, entre as quais a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

— A convite do Sindicato dos Professores da Região Centro orientou acções de formação de docentes do ensino secundário.

— A convite do Instituto de Clínica Geral da Zona Centro orientou acções de formação para médicos, na área das técnicas de comunicação.

— Colaborou na campanha “Ler Jornais É Saber Mais”, proferindo palestras, a convite do Conselho de Imprensa, em escolas secundárias de vários pontos do País.

— Promoveu e orientou acções de formação para jornalistas no “Jornal de Coimbra”, apoiadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, e de onde viriam a sair alguns dos mais reputados jornalistas portugueses da actualidade.

— Promoveu e orientou acções de formação profissional para estudantes dos PALOP em diversas áreas da comunicação social (nomeadamente jornalismo, foto-jornalismo, tratamento de imagens digitais, paginação electrónica, etc).

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

IMPRENSA

— É Director da revista “Meios”, da Associação Portuguesa de Imprensa, com sede em Lisboa.

— É membro da Direcção da Associação Portuguesa de Imprensa eleita para o triénio 2019-2021.

— É membro da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista eleita para o quadriénio 2019-2022.

— É membro da Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas e dos Incentivos do Estado à Comunicação Social na Região Centro.

— Iniciou a sua actividade jornalística no “Diário de Coimbra”, em 1965 (com apenas 16 anos), em part-time.

— Em 1 de Março de 1969 ingressou, com a categoria de Repórter, no quadro do “Jornal de Notícias”, onde trabalhou durante 22 anos, 11 dos quais a chefiar a Filial de Coimbra deste jornal.

— Foi Redactor-Tradutor da agência noticiosa ANI (depois denominada ANOP e actualmente LUSA), em Lisboa, onde ingressou, mediante concurso, em 1970, e onde trabalhou até ter sido mobilizado para Angola no cumprimento do serviço militar obrigatório, em Dezembro de 1971 (de onde regressou em Março de 1974).

— Fez parte da Comissão Organizadora do I Congresso dos Jornalistas Portugueses, realizado em Lisboa em 1983.

— Durante vários anos foi correspondente na Região Centro da Agência noticiosa Reuters.

— Foi correspondente na Região Centro do vespertino “Diário do Norte”.

— Foi coordenador do semanário “Domingo”, editado em Lisboa.

— Em 1987 fundou o semanário “Jornal de Coimbra”, de que foi director e proprietário durante cerca de 17 anos (até meados de 2004).

— Foi Director-Geral do Diário de Coimbra (2004/2005).

— A convite do Reitor da Universidade de Coimbra criou o “Jornal da Universidade de Coimbra” (em 2006), sendo seu Director.

— Em Abril de 2006 relançou o jornal “CENTRO”, como seu Director.

­— Durante cerca de uma década, e até Abril de 2019, foi Director do jornal AuriNegra, em Febres (Cantanhede).

 

RÁDIO

— Foi cronista na RDP (Antena 1) durante alguns anos.

— Foi um dos fundadores da Cooperativa que lançou a Rádio Futura, de que foi Director de Informação, antes do licenciamento das rádios locais.

— Foi um dos fundadores e Director-Geral da Rádio Jornal do Centro e TSF/Coimbra.

 

TELEVISÃO

— Em Coimbra foi um dos fundadores e Presidente do Conselho de Administração da produtora Genial Video, empresa que durante vários anos foi responsável pela cobertura noticiosa da Região Centro, primeiro para a RTP e depois para a SIC (logo a partir da entrada em funcionamento desta televisão privada).

— Foi um dos fundadores, accionista e membro do Conselho Fiscal da TV Beira – que lançou os Canais TV Saúde e TV Medicina.

 

 

 

OUTRAS ACTIVIDADES

— É Vice-Presidente da Alliance Française de Coimbra.

— É membro do Conselho Estratégico do ISCAC – Coimbra Business School.

— É membro do Conselho Geral da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra.

— Foi, durante alguns anos, Sub-Director da Casa-Museu Miguel Torga.

— É membro do Conselho Consultivo da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2017.

— Foi o fundador e é o Presidente do Grupo de Reflexão e Intervenção “Questão Coimbrã”, que criou em 1996.

— É, desde há vários anos, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Coimbra.

— Foi co-fundador da Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários do Liceu D. João III/ Escola José Falcão, tendo integrado os primeiros Corpos Gerentes eleitos.

— É Vogal da Mesa da Assembleia Geral do Clube da Comunicação Social de Coimbra.

— Foi Presidente e é membro do Rotary Clube de Coimbra/Olivais.

— Foi fundador e Presidente do Conselho de Administração da INVESVITA – Serviços na Área da Saúde SA (empresa criada por um grupo de cidadãos para lançar a ideia do “cluster” de Coimbra como Cidade da Saúde).

— Foi um dos fundadores e durante vários anos Administrador da Agência de Desenvolvimento Regional COIMBRA VITA ADR (que engloba, entre os seus accionistas, 15 Câmaras Municipais dos distritos de Coimbra, Leiria e Aveiro), que lançou o Coimbra Iparq – Parque de Ciência e Tecnologia.

— É membro da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Coimbra.

— Foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa Polis da Câmara Municipal de Coimbra.

 

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

— Licenciatura em Direito e Pós-Graduação em Direito da Comunicação Social (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)